segunda-feira, 17 de junho de 2013

Texto - Grécia Antiga

GRÉCIA ANTIGA

1.     Período Micênico (século XV a século VIII C.)
Os poemas de Homero – a Ilíada e a Odisséia – são as principais fontes históricas desse período, além das descobertas arqueológicas. Período marcado por invasões de aqueus, jônios, eólios e dórios no mundo grego. Organizaram-se em genos (clãs patriarcais, reuniões de famílias que descendiam de um mesmo antepassado e adoravam o mesmo deus), baseados na solidariedade entre seus membros e propriedade coletiva da terra, além de serem chefiados pelos patriarcas (descendente masculino mais direto do antepassado comum). A união de diferentes genos dava origem às fratrias; a reunião dessas dava origem às tribos, que obedecia ao comando de um basileu. O basileu era auxiliado por um Conselho (Bulé: chefes dos genos) e pela Assembléia do Povo (Ágora: guerreiros adultos). Com o passar do tempo, o direito de herança paterna, o surgimento de uma nobreza hereditária e a generalização do regime escravista (por guerras e dívidas) levaram à existência da propriedade privada e ao aprofundamento das diferenças sociais entre os gregos. Começam a surgir as cidades-Estado, independentes umas das outras.

2.    Período Arcaico (século VIII a século VI a.C.)
Ä  Drácon: impôs leis escritas, acabando com as vendetas (lutas entre famílias por vingança).
Ä  Sólon: libertou os todos cidadãos transformados em escravos por dívidas, eliminou as hipotecas por dívidas e dividiu a sociedade de acordo com o padrão de renda dos indivíduos.
Ä  Destacam-se as cidades-Estado de Esparta e Atenas:

ESPARTA
ATENAS
§  O governo era exercido por uma Diarquia (dois reis). Estes tinham a funções militares e religiosas, mas era limitados pelos éforos (cada um dos cindo membros do conselho de administradores do Estado), pela Ápela (assembléia dos cidadãos com mais de 30 anos) e pela Gerúsia (tinha o poder supremo, composta pelos dois reis e 28 esparciatas com idade superior a 60 anos). Portanto, era um governo de poucos: uma oligarquia.
§  Governo composto pela Bulé (500 conselheiros sorteados, com funções administrativas e formulação de leis), pela Eclésia (Assembléia formada pelos cidadãos, que aprovava as leis) e pelos estrategos (dez generais escolhidos pela Bule e com funções militares). Caracterizava uma democracia, mas da minoria da população (10%), isto é, era uma democracia elitista, patriarcal e escravista. Atenas é considerada o berço da democracia, criada por Clístenes.
§  Havia os ostracismo: suspensão dos direitos políticos e exílio por dez anos dos cidadãos considerados perigosos na cidade-estado.
§  Esparciatas: cidadãos espartanos ligados ao exército e à vida pública, sendo proibidos de exercerem o comércio.
§  Periecos: homens livres, sem direitos políticos.
§  Hilotas: servos dos esparciatas, presos à terra
§  Eupátridas: homens adultos, nascidos em Atenas e filhos de pais atenienses, tendo todos os direitos políticos.
§  Metecos: estrangeiros, sem direitos políticos e proibidos de terem terras.
§  Escravos: prisioneiros de guerra ou por dívidas.
§  Educação voltada párea a guerra. Desde os sete anos os meninos eram ensinados as táticas de guerra e a manejar armas.
§  As mulheres deviam gerar filhos fortes e saudáveis.
§  Os meninos, desde os sete anos, aprendiam exercícios físicos, música, filosofia, poesia, ...
§  As mulheres eram educadas para serem boas mães, donas-de-casa e respeitarem seus maridos.

3.    Período Clássico (século VI a século IV a.C.)
Ä  Período da formação de colônias gregas (Bizâncio, Marselha, Nápoles, ...) em diversas áreas do litoral do Mediterrâneo e do mar Negro, devido: ao aumento populacional; à situação de miséria dos camponeses e artesãos; à insuficiente produção agrícola. Tal colonização gerou a difusão da cultura grega e a expansão das trocas marítimas.
Ä  Guerras Médicas ou Guerras Persas: união das cidades gregas para enfrentar o ataque dos persas, com vitórias sucessivas n Batalhas de Maratona, Batalha Naval de Salamina e na Batalha de Platéia.
Ä  Liga de Delos: união de Atenas com as ilhas e cidades da Ásia Menor para combater os persas. Com o passar do tempo, Atenas transforma as contribuições, oferecidas para combater os persas, em tributos obrigatórios. É o imperialismo ateniense. É o governo de Péricles, período marcado pelo esplendor de Atenas e pela consolidação de suas instituições democráticas.
Ä  Guerra do Peloponeso: conflito entre Atenas e Esparta. Esparta, com o apoio das cidades-Estado inimigas de Atenas Corinto, Tebas, Mégara), forma a Liga do Peloponeso. Atenas perde a guerra, tendo sua frota marítima aniquilada, perdido colônias fora da Ática e obrigada a aceitar um governo aristocrático apoiado pelos espartanos. Esparta e Tebas impõem-se sobre outras cidades gregas, impondo-lhes governantes ligados à aristocracia. Posteriormente, os espartanos acabam submetendo os tebanos.
Ä  Batalha de Leutras (371 a.C.): Tebas revolta-se e vence Esparta, iniciando um período de dominação sobre os demais gregos.

4.    Período Helenístico (século IV a.C. a I a.C.)
Ä  Filipe II, da Macedônia, aproveita-se da fraqueza dos gregos, provocada pelas constantes lutas, conquista a Grécia na Batalha de Queronéia (338 a.C.). Após sua morte, Alexandre, seu filho, conquista a Ásia Menor, o Egito, a Mesopotâmia e regiões da Índia. Começa o período helenístico.

CULTURA DA GRÉCIA ANTIGA
Ä  Filosofia -  os gregos buscaram a explicação racional para explicar as coisas que existiam no mundo, diferentemente das lendas, dos mitos ou da religião. Assim, nasce a filosofia (filos: amor; sofia: sabedoria). Destacam-se os seguintes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Da filosofia, surgiram ramos especializados para os estudo dos fenômenos da natureza: física, química, matemática, biologia, medicina, astronomia, ... Destacam-se, ainda, Hipócrates, pai das medicina; tales de mileto e Pitágoras, grandes matemáticos; Heródoto, pai da história.
Ä  Literatura – aperfeiçoaram o alfabeto fenício; difundiram a lírica, a epopéia e o drama, dos quais derivaram o romance, a novela, o ensaio, a biografia, ...
Ä   Religião - era politeísta; deuses com formas humanas; havia também semideuses; criaram a mitologia, relatando a vida dos deuses e semideuses. Alguns deuses: Zeus, Hera, Ares, Atena, Afrodite, Apolo, Dionísio, ...
Ä  Teatro – criaram a tragédia e a comédia. Usavam máscaras nos espetáculos, chamadas de personas. Apenas os homens encenavam. Destacam-se: Ésquilo, com prometeu acorrentado; Sófocles, com Édipo rei, Antígona; Eurípedes, com medeia, Alceste; Aristófanes, com as nuvens.
Ä  Arquitetura – destacam-se os templos, com forma retangular e colunas de diferentes estilos (dórico, jônico e coríntio).
Ä  Escultura – era para decorar ou complementar os templos, com figuras humanas sendo retratadas, constituindo modelos idealizados de perfeição física. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário