quinta-feira, 11 de abril de 2013

MESOPOTÂMIA - Texto

POVOS DA MESOPOTÂMIA


1. Sumérios
Fundadores da primeira civilização da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates. Criaram importantes cidades-Estado (independentes umas das outras), tais como Lagash, Ur, Uruk, Eridu, ...
O chefe do templo (centro político, religioso e econômico de cada cidade) era o patesi, sendo a autoridade absoluta em todos os campos. Governava auxiliado por sacerdotes e altos funcionários.

2. Acádios
Invadiram as cidades sumerianas, fundando o primeiro império mesopotâmico. Por volta de 2150 a.C. os gutis invadem o império.

3. Amorritas (antigos babilônios)
Fundam o Império Babilônico. O rei mais importante foi Hamurábi. Mandou elaborar um dos primeiros códigos jurídicos, com leis escritas, o Código de Hamurábi, que tinha como princípio o talião (olho por olho, dente por dente). O Código pretendia disciplinar a vida econômica e garantir a propriedade privada da terra. Os cassitas invadem o Império, sendo, por fim, dominados pelos assírios.

1.     Assírios (novos babilônios)
Construíram um grande império através de guerras lideradas pelos reis Sargão II, Senequerib e Assurbanipal, caracterizando-se por um exército bem armado e extremamente violento com seus inimigos. Os caldeus se aliam aos medos, colocando fim à dominação assíria.

2.    Caldeus (novos babilônios)
Nabucodonossor foi o principal rei da Babilônia, rica cidade que se tornou conhecida pelos jardins suspensos e a torre de babel (zigurate ou templo principal com mais de 90 metros de altura). Conquistou Jerusalém e dominou os hebreus (cativeiro babilônio dos hebreus). Os persas, liderados por Ciro, invadem a Babilônia, que passa a fazer parte do Império Persa.

Aspectos gerais
a.       Vida social – grupos dominantes (governantes, sacerdotes, militares e comerciantes) e grupos dominados (camponeses, pequenos artesãos e escravos). Rei considerado um representante dos deuses, concentrando todos os poderes.
b.      Vida econômica – “Revolução Neolítica”, dando origem à agricultura (cevada, trigo, linho tâmaras, ...) praticada com o auxílio de canais de irrigação, diques, barragens, ..., além da pecuária (ovelhas, cabras, porcos, bois e asnos); variado comércio e artesanato. No início, não havia moeda: a cevada e alguns metais eram utilizados como moeda. Posteriormente, surgiram as moedas de cobre e prata.
c.       Vida cultural – os sumerianos foram os que inventaram a escrita (escrita cuneiforme). Escultura: estátuas e cenas esculpidas em pedra retratando reis, deuses e cenas do cotidiano. Arquitetura: palácios, templos, zigurates, construídos nas primeiras cidades (cidades-Estados) da História. Literatura: “Epopéia de Gilgamesh”, aventuras de amor e coragem desse semideus; Código de Hamurábi.
d.      Ciência – soma, subtração, divisão, multiplicação, raízes quadrada e cúbica; calendários baseados nos movimentos da lua; invenção da roda e da escrita cuneiforme (sumérios); previsão de eclipses; diferenciação de estrelas e planetas; construção de canais de irrigação, diques e barragens para aproveitar ao máximo as enchentes e a água dos rios Tibre e Eufrates, em uma região em que o clima era árido e de chuvas escassas.
Religião: politeísmo, com deuses ligados à natureza (Ishtar, Anu, Enki,...).Os reis eram representantes diretos dos deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário